6 passos na gestão de custos, preços e marketing da designer de sobrancelhas

6 passos na gestão de custos, preços e marketing da designer de sobrancelhas

A profissional designer de sobrancelhas, seja como colaboradora de um salão ou como autônoma, precisa saber calcular seus custos, analisar o trabalho da concorrência e, assim, definir o preço correto para seus serviços, evitando perder dinheiro ou abrindo mão de uma rentabilidade extra que teria direito.

É sobre isso que esse artigo vai tratar: Como analisar a concorrência, calcular os custos e seu preço para então garantir sua margem de lucro. Além disso, vamos dar umas dicas para divulgação do seu trabalho! Confira tudo sobre a gestão de custos e preços de um estúdio de design de sobrancelhas com a gente, vem!

PRIMEIRO PASSO NA GESTÃO: ANALISANDO A CONCORRÊNCIA

A relevância de acompanhar a concorrência está em conhecer as práticas mercadológicas que estão sendo aplicadas, novas estratégicas de marketing além de técnicas e produtos que estejam em alta.

Considere a região em que você atua e aqueles profissionais que são ou serão seus concorrentes, considere, então, aspectos essenciais de cada um como: preço, local de atuação (salão de beleza, clínica de estética, atendimento à domicílio ou em própria casa), pontos positivos daquele profissional e ambiente, e os pontos negativos.

Depois desse mapeamento é a hora de entender seu posicionamento entre as referências de mercado que localizar. Tenha seus parâmetros, pense em que nicho de clientela estaria atuando, quem seria sua concorrência direta, e então defina seus pontos que são seus principais diferenciais. Explore-os ao máximo! Claro, não deixe de conhecer a trajetória da própria Lu Brandão.

SEGUNDO PASSO NA GESTÃO: CALCULANDO OS CUSTOS DA DESIGNER DE SOBRANCELHAS

Para saber se o preço que você começou a pensar como ideal seria rentável, precisamos entender quanto custa realizar cada atendimento. Primeiro ponto, faça uma tabela com todo material que você usaria em um mês: produto, quantidade, preço unitário e preço total por produto e, por fim, a soma de todos os preços dos produtos como um custo total de materiais.

Além dos materiais, é hora de adicionar outras despesas existentes: aluguel, luz, água, telefone, internet, maquininha cartão de crédito, anúncios online, impostos, gastos com locomoções e alimentação se atuar em visitas à domicílio.

Com a soma de ambos, você terá seu custo total. Para distribuir por cada atendimento, você pode realizar uma distribuição proporcional por tempo que atua.

  1. Quanto tempo você trabalha no mês? Suponhamos que sejam 6h por dia de atendimento, 5 dias na semana, ou seja, 30h semanais, no mês seria cerca de 120h trabalhadas.
  2. Agora divida seu custo total pelas horas totais, desse modo saberá quanto custa cada hora trabalhada.
  3. Se um atendimento demorar 30 minutos, seu custo daquele serviço será o custo por hora dividido por 2 (metade de hora), ou seja, será a metade do custo de uma hora.

Claro, considere que alguns atendimentos mais simples, que utilizam poucos insumos, podem ser mais baratos que outros procedimentos que demandam materiais mais caros. Bem como, se você atende a domicílio, a distância a ser percorrida exigirá mais ou menos do seu tempo e esforço.

TERCEIRO PASSO NA GESTÃO DA DESIGNER: E COMO DEFINIR O SEU PREÇO?

Conhecendo como sua concorrência está atuando e os seus custos para realizar os atendimentos, chegou a hora de validar os preços que está cobrando pelo seu atendimento.

Podemos considerar a média dos preços das outras designers de sobrancelhas e verificar se seu preço cobre suas despesas e se gera um retorno justo para seu trabalho, sua qualidade de serviço.

Seu preço ficou entre o mais caro e o mais barato encontrado? Existe algum diferencial no seu trabalho que te faça poder cobrar mais que a média? Ou você está iniciando e pretende mostrar para o máximo de pessoas possíveis seu serviço, assim seu preço poderia estar abaixo da média?  – Mas lembre-se de não cobrar muito barato, não desvalorize seu esforço e serviço.

Uma dica: quer valorizar ainda mais seu trabalho? Considere uma qualificação contínua, estar sempre se atualizando sobre técnica, produtos, investindo em cursos e especializações. Siga boas profissionais como a Lu Brandão que compartilhar conhecimento gratuitamente na internet – veja aqui o passo a passo para um atendimento incrível!

QUARTO PASSO: COMO FICOU SUA MARGEM DE LUCRO? VERIFIQUE SE SEU PREÇO ESTÁ FAZENDO SENTIDO…

Aqui queremos observar se o lucro que você está obtendo é satisfatório em relação aos seus custos. A sua rentabilidade depende da margem de lucro que é a soma de todas as receitas do mês (tudo o que ganhou no mês) e subtraída das despesas.

Exemplo:

5 atendimentos por dia, 5 dias na semana, e o mês tem 4,5 semanas = cerca de 110 atendimentos. Cada atendimento você cobra em média R$60,00 = R$6.600,00 no mês de receita.

Agora, nos seus custos, você gasta cerca de R$500,00 com produtos, materiais de biossegurança. Além você paga R$1.500,00 com demais despesas (aluguel, energia, água, telefone, impostos, maquininha de cartão). Custo total do mês igual a R$2.000,00.

Sua margem é: R$6.600,00 menos R$2.000,00 = R$4.600,00. Considere que com essa rentabilidade você pode investir em você mesma buscando novo treinamentos, testando novos produtos que ainda não conhece, contratando uma secretária que lhe ajude.

QUINTO PASSO NA GESTÃO: COMO DIVULGAR MEU SERVIÇO DE DESIGN DE SOBRANCELHAS? O PAPEL DO MARKETING.

Como o trabalho da designer de sobrancelhas é muito visual, as pessoas precisam ver o impacto dele no olhar das suas clientes anteriores, como que ele impactou as sobrancelhas e geraram benefícios na expressão facial e na imagem pessoal.

Conheça o trabalho da Lu Brandão nas redes sociais e aprenda com ela a impulsionar seu negócio!

As principais formas de obter novas clientes é por meio de indicações ou recomendações online, por exemplo, no Instagram, além de ser por meio da divulgação do trabalho realizado. Com baixo custo, as publicações no Instagram e Facebook, no status do WhatsApp, podem alcançar muitas pessoas em pouco tempo! Das dicas que temos para compartilhar:

  • Faça sempre um antes e depois das sobrancelhas, no mesmo lugar e com a mesma iluminação (não se esqueça de pedir autorização da cliente para fotografar e divulgar as imagens, especialmente de forma escrita!);
  • Convide as clientes para postar o trabalho e te marcar/identificar, assim os contatos das redes sociais dos clientes podem conhecer seu perfil;
  • Na questão de indicação, ofereça descontos para sua cliente se ela levar uma amiga ou parente numa próxima visita;
  • Existe a possibilidade de realizar pequenos eventos para convidar pessoas já engajadas e outras que ainda não conhecem seu local de trabalho. Nessa ocasião, apresente os trabalhos realizados, mencione suas técnicas, com quem aprendeu, quais produtos usa, e oferece um lanche e brinde para as pessoas que comparecerem.

E se você ainda não conhece todos os protocolos de atendimento e quer uma ficha de avaliação que a Lu usa, clique aqui e fica por dentro de todos os passos para ganhar tempo e qualidade no atendimento!

SEXTO E ÚLTIMO PASSO PARA O SUCESSO: FALANDO EM LANCHINHO, COMO FIDELIZAR A CLIENTELA?

Você já tem uma cliente, mas como fazer com que ela seja bastante fiel ao seu trabalho é um desafio! Algumas estratégias de fidelização passam, por exemplo, além da qualidade do serviço no design de sobrancelha, em oferecer mimos para as clientes: podem ser facilidades na forma de pagamento, um cafezinho na sala de espera, brindes e promoções para produtos na área de sobrancelhas – e você sabia que pode ser uma revendedora dos produtos da Lu Brandão Cosméticos?

Exemplo e brinde: você pode oferecer um brinde no mês de aniversário de cada cliente, ou mesmo um desconto interessante. O mesmo se aplica às indicações que forem realizadas. As clientes costumam amar um desconto no pagamento à vista ou com PIX.

Não se esqueça de entregar para cliente um produtinho para a manutenção do trabalho realizado nas sobrancelhas. Dois exemplos são a distribuição em potinhos de porções do Balm Cream Lu Brandão para a hidratação e recuperação das sobrancelhas, ou mesmo a venda com desconto interessante para sua cliente da Perfect Eyebrows Pasta Universal para Sobrancelhas Lu Brandão. Com essa pastinha, sua cliente pode manter por mais tempo o efeito da henna nas sobrancelhas.

E aí, conseguimos te dar uma ideia muito boa de como realizar a gestão dos seus custos, preços e do seu marketing?  

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