Lu Brandão Cosméticos – Blog

Desafios do design de sobrancelhas: a história da Lu Brandão, Rainha da Henna no Brasil

Uma profissão que se popularizou nos últimos 20 anos é a da designer de sobrancelhas, que até então era uma atividade secundária exercida por cabeleireiras, manicures e maquiadoras.

A Lu Brandão faz parte principal da história do design de sobrancelhas no Brasil, talvez até no mundo, sendo a precursora da henna para sobrancelhas no país. Pela sua curiosidade, visão artística e criatividade, elaborava desenhos de sobrancelhas à frente do tempo e desenvolvia produtos e acessórios, sobretudo a henna, para ser aplicada nas sobrancelhas.

Conheça um pouco da história profissional e pessoal da Lu que em outubro de 2022 completa 20 anos como referência para design de sobrancelhas e estética no Brasil.

Um dos primeiros folders da Lu para divulgar seu trabalho e cursos

LU DESIGNER DE SOBRANCELHAS: COMO TUDO COMEÇOU?

A Lu Brandão se orgulha muito pela história e conquistas que obtive ao longo dos últimos 20 anos. Ela começou a atividade de designer indo de casa em casa em 2002, quando com poucos recursos comprou uma frasqueira para portar os itens de trabalho, um telefone celular que ela intitula como um “tijolão” que tem guardado até hoje, além de produzir os tradicionais cartões de visita para divulgar seu trabalho entre os possíveis contatos.

Por vezes, ela juntava uma família, amigas para desempenhar o trabalho, outras vezes as clientes ajudavam com a passagem de ônibus para ir de um bairro a outro. Sobre os atrasos, a Rainha da Henna, como é conhecida hoje, buscou educar suas clientes que mesmo se não tivesse outro atendimento após o horário marcado, em caso de atrasos ela não atendia a cliente atrasada. Essa ideia é para potencializar os horários de todas clientes e da própria profissional de designer de sobrancelhas. Você pode conhecer parte da história da profissão de designer com o papel da Lu clicando aqui.

A EVOLUÇÃO PROFISSIONAL DA LU BRANDÃO E DO MERCADO DE SOBRANCELHAS

Foram necessários cerca de 15 anos de carreira para que a Lu percebesse realmente a dimensão que seu trabalho localmente e nacionalmente, quando ela própria influenciava o contexto nacional com seus designers e produtos. Além disso, com a criação da sua loja de cosméticos, ela percebeu como o mercado evoluiu, inclusive por contarmos hoje com tantas inovações na internet, em que as pessoas não precisam mais viajar até São Paulo para fazer os melhores cursos de design ou micropigmentação, ou mesmo para adquirir produtos específicos para realizarem seu trabalho com primazia.

Com as experiências do dia a dia, a Lu Brandão desenvolvia também soluções em atendimento para ganhar tempo e atender o máximo de clientes que poderia (ainda assim, muitas pessoas precisavam esperar algumas semanas para conseguir um horário com ela!). A dica que ela compartilha é de colocar de duas a três macas para as clientes no estúdio de atendimento, de forma que enquanto a henna da primeira estava no período de pigmentação na pele, ela avançava para a aplicação nas demais clientes aproveitando o mesmo preparo de henna feito para a primeira. Com essa prática, a Lu conseguia atender 40 clientes por dia! Acredita nisso?

Atendimento e curso com a Lu Brandão

DESAFIOS E SUPERAÇÕES CONSTANTES COMO DESIGNER E EMPREENDEDORA!

Dificuldades eram enormes, para além do aspecto financeiro. Durante essas duas décadas, a Lu foi diagnosticada com trombose nas pernas e LER nos braços, mas nunca deixou que esses desafios superassem sua garra para continuar atendendo e conquistando seus sonhos.

Quem é a Lu? Como profissional, uma organização, capricho nos mínimos detalhes que refletem sua exigência de resultados como poucos podem conhecer em outros profissionais. Mas a Lu também é a Luivânia “muleca”, bagunceira, que anda descalça, pula na cama. São quase duas pessoas! Mas a garra e determinação sempre fez com que a profissional fosse a referência e construísse sua reputação como Lu Brandão.

Determinação, portanto, define a forma como a Lu Brandão encontrou para adquirir a coordenação motora necessária para os desenhos a mãos livres que executa nas sobrancelhas de suas clientes: eram pilhas de desenhos que ela enviava para um curso básico de estilista em São Paulo pelos Correios, e muitas foram as vezes que ela precisava repetir as técnicas e desenhos, chegando a ser 400 páginas de atividades realizadas a mão! Esse processo durou dois anos, mas ela persistiu e, assim, via os resultados e o reconhecimento como profissional crescendo.

ATENÇÃO AOS DETALHES E A SEGURANÇA DAS CLIENTES

Ao longo desse processo, para além do design, dos produtos, os cuidados para com as clientes foi algo que chamou a atenção: a tal da biossegurança sempre esteve na menta da Lu Brandão para proteger as clientes, a si própria e a sua reputação.

Ela dá o exemplo dos procedimentos de micropigmentação em que via profissionais não colocarem cabo protetor nos aparelhos e clicavam na com a mão suja em uma área que era novamente acessada numa outra cliente, algo que ela viu que jamais poderia acontecer. A biossegurança básica independe da estrutura do estúdio de atendimento, e a Lu exalta a importância da luva, máscara, toca, protetor para as clientes, para os cabos de aparelhos, agulhas descartáveis.

Teaser da campanha de renovação da Henna Lu Brandão, agora Henna da Lu porque henna é para todos
A renovação da Henna da Lu

Não há porquê questionarmos a capacidade da Lu Brandão de empreender, inovar e se conectar com um mercado antes incipiente e hoje tão pujante como o de design de sobrancelhas. Não é a toa que ela se tornou a Rainha da Henna no país. É possível que muito do que vemos hoje em estética de sobrancelhas existe pela simples atuação da Lu como a precursora da henna e dos cuidados nessa área antes até esquecida, mas essencial para o nosso olhar e expressão.

Clique aqui e conheça a história completa do design de sobrancelhas no Brasil!

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